O que é o Projeto Gonçalinho?

O que é o Projeto Gonçalinho

No ano de 2001 foi criado o Projeto Gonçalinho, com o intuito de desenvolver e auxiliar as crianças carentes em Cavalhada III, um dos bairros mais pobres de Cáceres.
Devido a fortes problemas na comunidade relacionados a drogas, prostituição e violência, não era aconselhável deixar crianças sozinhas na rua. Apesar disso, não existiam opções de lazer e educação enquanto os meninos não estavam na escola. Visto que as famílias não poderiam pagar com seus próprios recursos por alguém que cuidasse de seus filhos, foi criado o Projeto Gonçalinho, para atender gratuitamente a esta demanda e fazer com que as crianças crescessem com dignidade, carinho, segurança e cidadania.

O projeto consiste não somente em tirar as crianças da rua, pois agrega aprendizados, exemplos e experiências que servirão para toda a vida, através de um modelo diferente de convivência. Todos descobrem novas formas de aprender, que podem ocorrer em atividades como música, discussões, pinturas, jogos, colagem, cozinhando e etc. Além disso, o projeto também oferece gratuitamente comida diariamente, pois muitas vezes as crianças saem de casa sem ter com o que se alimentar.

A cidadania é desenvolvida através de estímulos à curiosidade, elaboração de regras de coletividade e acima de tudo muito carinho. As crianças são orientadas para que eles próprios organizem e limpem seu próprio espaço físico, e com isso aprendem noções de higiene e coletividade. Todos brincam juntos e se ajudam entre si, respeitando ritmo e velocidade individuais, para que a diversão e conhecimentos sejam multiplicados e compartilhados da melhor maneira possível.

Em 2008, foi construído um espaço próprio, e a nova estrutura proporcionou mais qualidade e um maior número de crianças atendidas. Atualmente o Projeto Gonçalinho funciona com uma média diária de 60 crianças entre 3 e 12 anos, dividas entre os turnos da manhã e da tarde. Já passados mais de 10 anos desde quando tudo começou, as primeiras crianças já cresceram e funcionam como multiplicadores na comunidade, que cada vez vem se tornando mais forte, social e segura. 

Colaboradores

A SECIBA (Sociedade Educadora e Cultural de Integração Brasil/Alemanha) responde jurídica e fiscalmente pelo Projeto Gonçalinho, e também recebe e administra as doações recebidas. Os recursos monetários provêm quase que em sua totalidade de instituições e cidadãos da Alemanha, país que também envia anualmente dois voluntários para trabalhar com as crianças.

Na Alemanha, existe a cooperação de instituições como a escola Dietrich-Bonhoeffer-Gymnasium e a comunidade católica de St. Bonifatius de Metzingen. Mensalmente são enviados os recursos monetários para o funcionamento básico do Projeto, através de uma parceria que vem crescendo cada vez mais com o tempo.

Os voluntários alemães são do grupo de intercâmbio entre as cidades de Metzingen e Cáceres. Eles dividem suas atividades entre o trabalho voluntário e seus estudos na UNEMAT. Estes jovens auxiliam não somente nas atividades com as crianças,mas também em trabalhos de melhoria de estrutura.

Participação da comunidade de Cáceres

A comunidade local é de fundamental importância no Projeto Gonçalinho. Quanto mais ativamente as instituições e cidadãos cacerenses são, mais duradouros são os benefícios oferecidos às crianças. Entre os principais envolvidos estão as universidades, empresas privadas da cidade e as famílias das crianças do Projeto Gonçalinho.

Atualmente o projeto conta com um programa de estágio para os universitários do curso de pedagogia da UNEMAT, e tal ação possibilita mais experiência de campo aos alunos, ao mesmo tempo em que as crianças adquirem novos conhecimentos. Já a Universidade Agrícola cuida da horta no espaço do projeto, responsabilizando-se pela construção, manutenção e difusão das técnicas básicas de plantio. Aos poucos, cada vez mais alunos e docentes se engajam mais ativamente no projeto, mostrando que esta parceria tende a crescer e chegar com cada vez mais novidades.
A comunidade empresarial cacerense também se faz cada vez mais presente de muitas formas. Os comerciantes locais oferecem bons descontos para a compra de itens básicos para o funcionamento do projeto, tais como material escolar, comida e produtos de limpeza. Outra forma bastante funcional de estimular a curiosidade das crianças é através de excursões, e também nisso o engajamento da comunidade empresarial é de fundamental importância, abrindo a próprio espaço para que as crianças conheçam novas coisas além da realidade do lugar onde vivem.

Mesmo o cidadão comum também colabora de muitas formas no Projeto Gonçalinho. Além dos voluntários alemães, constantemente os brasileiros também se oferecem para trabalhar voluntariamente com as crianças, usando a própria habilidade para a própria comunidade onde vive. Mesmo os que não podem trabalhar, ajudam através de doações e novas ideias.

Em nome de todas as crianças do Projeto Gonçalinho, agradecemos profundamente pelo crescimento já obtido e que também está por vir. A cada criança que cresce com educação e dignidade, ou simplesmente a cada sorriso que se abre, sabemos que o trabalho por uma Cáceres melhor está sendo feito.